segunda-feira, 8 de janeiro de 2001

Começou o Treinamento

O Tio Cullen, responsavel pelo projeto missionário, fez a abertura, oramos e recebemos materiais e instruções básicas sobre a nossa rotina durante o período de treinamento.
Treinamento com Tio Cullen é pedreira! Ouvi esta frase há um tempo atrás e ainda não havia entendido motivo. Hoje eu entendi. O treinamento é pedreira porque temos que decorar o folheto das Quatro Leis Espirituais, o testemunho pessoal em 3 (três) minutos e também passar avaliação das matérias que iremos estudar aqui. Só pode ter no máximo 3 (três) erros mínimos, se for erro grave teremos que passar a avaliação novamente. Então o Tio Cullen falou calmamente: Pessoal, vcs podem fazer as avaliações. Caso vc queira estudar aqui e não conseguir aprovação nas avaliações, não tem problema, você vai concluir o curso, só não vai levar o diploma. Essa afirmação do Tio foi como um golpe em algumas pessoas. que pelos olhares pareciam apavoradas.
Então começou o treinamento!
O meu treinador se chama Bira, ele foi atleta, jogador de basquete. Não entendi como ele poderia ter sido jogador de basquete com a altura que tem, quero dizer: falta de altura. Mas tudo bem. Para Deus tudo é possível, fazer o que?
O Bira é um presbiteriano, inteligente, centrado, simpático, calmo... acho que iremos nos dar muito bem.
Todos os dias a nossa rotina básica é assim:
Acordar, tomar banho, escovar os dentes, etc. Antes de tomar café fazemos um devocional individual. Após o café nós fazemos um devocional coletivo com louvor e uma palavra de reflexão. Após o devocional temos as aulas teóricas. Na parte da tarde almoçamos e vamos para diversas áreas para colocar em prática o que aprendemos. Eu fui designado para um bairro chamado de Araturi. Bem lá no interior, sem saneamento básico, muita pobreza. Eita Brasil!!! E uma coisa que me chamou muito a atenção neste lugar é que as moscas pousam nas pessoas e permanecem. As pessoas já se acostumaram com moscas sobre seus corpos. Um mosca pousou em mim, eu bati nela, ela pousou novamente, eu a espantei e ela pousou de novo. São muito insistentes as moscas daqui. E olha que eu tinha tomado banho...Rs
Estamos trabalhando em parceria com a igreja evangélica Betesta. O pastor Tony vai na frente evangelizar. Acho muito interessante a maneira como ele aborada as pessoas aqui. Estavamos próximo a um conjunto residencial e uma jovem apareceu na janela. O Pastor Tony gritou: Menina, vc sabia que esta jovem tem uma coisa muito importante para te dizer? Ela respondeu: é mesmo, o que é? Você pode descer agora? A jovem desceu e foi evangelizada por outra que é da igreja do pastor Tony. Foi muito interessante. As pessoas da igreja evangelizam normalmente. O pastor vai na frente e o povo vai todo atrás na hora do evangelismo. É exatamente o que aprendi no exércio: "a tropa é o espelho do lider". Quando o pastor evangeliza e faz visitas nos lares as ovelhas seguem o seu exemplo. E eu pude ver isso acontecendo aqui na igreja Betesda. O que me chamou a atenção foi o cuscus. Lá no Rio de Janeiro é doce, aqui é salgado. Interessante! E a paçoca, que lá no Rio é doce e aqui é salgada? Comida, cultura são coisas enriquecedoras. Amanhã retornaremos para o evangelismo aqui.

Nenhum comentário: