sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um Sonho de Felicidade

A caminho de Manaus, no avião, conheci uma pessoa que tinha Um Sonho de Felicidade. Havia se separado recentemente e estava vivendo um novo tempo: feliz, mas complicado.
Ela não tinha se refeito da relação anterior, mas mesmo assim já estava apostando em um novo relacionamento e levando consigo a mesma dor e marcas do anterior. Apesar de ver o sofrimento da própria filha, a insatisfação e mudança no comportamento da menina, não conseguia ver os prejuízos sofridos, mas apostava em Um Sonho da Felicidade.
Por diversas vezes sofremos porque somos influenciados pelo Sonho de Felicidade que é baseado em mentiras. Como canta Jorge Aragão: " Hoje sinto a mesma dor... Finge que está tudo bem... Minta pra mim pra que eu viva meu sonho feliz assim..." A mentira mais cedo ou mais tarde vai nos causar dor. Nossos sonhos devem ser baseados na verdade.

Falei que ela precisava se amar mais, necessitava desenvolver um romance consigo mesma e com o Criador antes de começar Um Sonho de Felicidade com outra pessoa. Ela concordou e acrescentou que já havia ouvido isso algumas vezes. Atualmente milhares de pessoas vivem relações líquidas. A nossa relação com o Criador deve ser consistente para que tenhamos condições de desenvolver relacionamentos saudáveis e duradouros.
Apesar de ver as dificuldades para manter a relação, não pensava em desistir.
Queria ajudar na conversão dele, dizia ela. O desejo de ver a uma mudança no comportamento do outro a impulsionava a manter a relação. A pessoa tenta firmar uma relação com as próprias forças e pensa que pode fazer a parte de Deus. Acostumou-se com a mesma dor. Ela estava aprisionada naquele falso Sonho de Felicidade.
Eu parei de ir a igreja, sinto saudade, mas não consigo ir, acrescentou.
Pessoas que vivem num falso Sonho de Felicidade como se fosse verdade, não conseguem ser confrontadas com a realidade.
Ela disse que não tinha forças para retornar ao Caminho. Quando nossos sonhos não são bem definidos eles podem ser confundidos com a paisagem e nos levam a caminhos tortuosos.
Os sonhos que vêm de Deus são melhores porque além de nos garantir segurança no final da jornada, nos conduzem para a direção correta. "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jr 29.11)
Aquele Sonho de Felicidade, na verdade, era um pesadelo disfarçado. A mentira faz a pessoa fingir e pensar que está tudo bem, mas ela fica sentindo a mesma dor. Depois de acordar, a pessoa percebe quanto tempo ficou adormecida e, geralmente, as rugas, o cansaço e o sentimento de fracasso a impedem de buscar uma real felicidade.
Ela disse que iria voltar para o Caminho. Sonhar é preciso!
Orei por ela.
Veja as fotos da Amazônia.