terça-feira, 10 de maio de 2011

UTI - O Fim de Uma Vida

Recebi uma ligação do Vinicius. Havia uma pessoa internada na UTI de um hospital e o estado dela era crítico. Inicialmente conversei com a filha, que havia pedido a visita de um religioso, por se tratar de um paciente em estado terminal. Orei e fui. A Unidade de Terapia Intensiva é um setor que se destaca pela "porta fechada", o acesso é restrito. O uniforme dos profissionais é diferente do restante, eles usam luvas, toucas e as vezes máscaras. O silêncio da UTI é mórbido, marcado pelos aparelhos que acusam os batimentos cardíacos e alguma irregularidade, caso ocorra.  Após entrar, me dirigi até o leito 8, a paciente estava entubada e ligada em algumas máquinas. É muito triste ver o ser humano em estado terminal quando não se tem certeza da salvação.
Na UTI não há vaidade, não há orgulho, nem diferença social, nem racial... somos todos iguais perante Deus: seres mortais carentes da misericórdia do nosso Criador.
Na beira do leito 8 eu orei para que Deus desse a ela a oportunidade de conhecê-lO e a salvasse da condenação eterna. Pedi um milagre porque pelo meu julgamento humano seria impossível para ela conhecê-lO ali naquele leito de morte. A vida é muito curta e frágil, pensei.
Orei pelos profissionais que ali estavam totalmente insensíveis perante uma vida, criada por Deus, que estava partindo.
E nós? Será que também estamos insensíveis com o destino eterno das pessoas? Sai chorando da UTI. Na semana seguinte eu liguei para filha daquela paciente para saber notícias. Infelizmente ela havia falecido. A pessoa me agradeceu e começou a chorar.
A morte é uma das maiores dores que aflige o ser humano nesta terra. É inaceitável! O ser humano não foi criado para morrer. Por isso arde em seu coração um anseio pela eternidade: "Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez." (Ec 3.11) As pessoas não conseguem entender o plano de Deus por causa da separação dEle. "Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!” (2Co 6.2)
Não devemos esperar estarmos próximos daquela hora para refletirmos sobre nossas vidas. Devemos nos retratar com Deus imediatamente. Não sabemos quanto tempo ainda nos resta nesta terra. A vida é frágil.
Mais uma vez eu chorei pelos perdidos!
Precisamos Orar por Salvação e Proclamar o Evangelho do Reino!