quarta-feira, 8 de maio de 2013

Atrofiados


ATROFIADOS

“E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara."   (Mt 9.36-38)
Se a seara é realmente grande, por que os trabalhadores ainda são poucos? Existem algumas questões que podem nos ajudar a responder esta pergunta.
Como nós fazemos parte do Corpo de Cristo, utilizaremos como ilustração o corpo humano. Uma de suas funções é se movimentar, para isso é necessário estar saudável para se locomover corretamente. Um corpo que não se exercita adequadamente, pode ter membros atrofiados e até mesmo adoecer.
No período em que estive fazendo fisioterapia observei na clínica vários tipos de pessoas: homens, mulheres, velhos, jovens, adolescentes, crianças, gordos, magros, altos, baixos. Todos tinham algo em comum: sentiam dores e alguma dificuldade em fazer certos movimentos. Os pacientes chegavam mancando, de muletas ou em cadeiras de rodas,  com hematomas e/ou cicatrizes. Alguns, apesar do porte atlético, escondiam a dor. 
Durante a fisioterapia, conforme a necessidade de cada um, recebiam aplicação de ultra-som, ondas curtas, microondas, gelo, massagem, exercícios, ou até mesmo tratamento de choque para reduzir a dor. Fisioterapia é um tratamento demorado quando se trata de restauração dos movimentos de um membro que atrofiou.
Atualmente, vários membros do Corpo de Cristo permanecem sentados por longo tempo. Por não executarem nenhuma atividade é possível que adoeçam e até fiquem atrofiados. Por outro lado, encontramos outros membros sobrecarregados, que sempre se exercitam exaustivamente, para compensar a ausência destes. Fazem esforço continuo e repetitivo, que pode resultar  em algum tipo de lesão, que irá impedir seus movimentos.
Como obter o equilíbrio do Corpo?
Como está escrito - assim como Jesus, precisamos inicialmente ver e nos compadecer das pessoas perdidas, mas para que isso aconteça temos que ter a visão de Cristo.
O Senhor tem compaixão das multidões e quer responder ao nosso clamor, para que uma quantidade cada vez maior de discípulos se levante e participe da sua seara.
 Enquanto não tivermos compaixão dos perdidos, nunca sentiremos o desejo de levantarmos e nos movimentarmos na direção dos mesmos, para alcançá-los com a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.
Portanto, para que pessoas sejam salvas precisamos nos exercitar corretamente porque somos membros do Corpo de Cristo, que é completamente saudável. Se obedecermos
a ordem e clamarmos ao Senhor da Seara, Ele mesmo irá curar nossas dores e restaurar nossos movimentos para que participemos juntamente com Ele de uma grande colheita espiritual.

Pierre Cazanga
Missionário Urbano

Nenhum comentário: