terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Missões em Angola - Preparação

O nosso projeto missionário começou muito antes de pisarmos os nossos pés em solo africano. Precisamos encontrar pessoas dispostras a estarem orando e investindo financeiramente para que possamos dar início aos preparativos. Sempre temos várias despesas antecipadas: fotos, tirar o passaporte, tomar vacinas, pagar o visto e outros.
Passamos a nos reunir uma vez por semana para tirarmos dúvidas, compartilharmos pedidos de oração e também estarmos orando pelo andamento do projeto.
O contato com Angola não é muito fácil. Não temos como ligar para o celular do missionário de lá porque fica muito caro. Mas temos orado para que consigamos conversar melhor com ele e termos mais detalhes sobre a cidade e sobre o que iremos fazer lá.
A saúde é uma das áreas que requer maior atenção. Sem saúde não se faz missões. Nosso corpo reage a qualquer mudança climática ou de ambiente, por isso precisamos estar atentos a isso. Além disso existem doenças típicas de cada região do mundo que precisamos identificá-las e de informações detalhadas para evitarmos qualquer tipo de contaminação. Antes de irmos para outro país, geralmente, procuramos um instituto de pesquisa, que nos dá toda orientação para nos manternos saudáveis durante todo o período do projeto.
Quando fui para Moçambique fiz uma visita ao Hospital Universitário e lá fui espetado. Tomei várias vacinas. Eu já havia sido vacinado contra Tuberculose e Febre Amarela (obrigatória para viagem internacional). Mesmo assim é necessário tomar um remédio para reduzir a ação de Malária, caso sejamos picados por algum mosquito. E, para evitar exposição aos insetos, utilizamos repelentes, para cuidar da pele usamos também protetor solar e etc. Precisamos beber água de fontes seguras e evitar comer coisas feitas em lugares sem as condições básicas de higiene.

Para cada país existe um procedimento para aquisição do visto. Nós preferimos solicitar um visto de turista porque é válido por 60 (sessenta) dias e nós pretendemos ficar em Angola somente um mês. Entramos no site do consulado de Angola e obtivemos as informações necessárias para aquisição do visto. Não foi nada fácil!!!
Angola está se abrindo para o comercio internacional e existem milhares de pessoas querendo entrar lá somente para ganhar dinheiro e o governo está limitando muito a entrada de estrangeiros. Como os brasileiros falam português é mais fácil a comunicação, além de vínculos culturais que temos com aquele país.

Precisamos pesquisar sobre o clima, temperatura média para escolhermos as roupas que iremos usar. Não podemos esquecer de levar um casado porque no avião sempre faz frio, mesmo eles cedendo uma manta para cobrirmos as pernas.
Precisamos levar roupa de cama, toalha, sabonete e etc.
Não podemos esquecer do papel higiênico, fundamentar até nos estabecermos na cidade.
No meu caso, ainda tenho que levar o notebook, maquina digital e o restante da tralha eletônica para registrar todos os momentos do projeto.
Conseguimos recrutar uma galera de várias igrejas que vai estar orando por nós enquanto estivemos lá. A igreja do Eric vai montar uma tenda de oração. Uma bênção! Não deixe também de orar por nós.
Pronto.
Vamos partir. Temos grandes expectativas de que Deus vai fazer grandes coisas naquela terra através de nossas vidas.
Bye Bye Brasil, lá vamos nós!!!!

Nenhum comentário: